Departamento de Ciência da Informação
GCI
Apresentação
Departamento de Ciência da Informação – GCI
O Departamento de Ciência da Informação lida com disciplinas da área de conhecimento ligada aos processos de registro, guarda, preservação e disponibilização, em larga escala, de registros da cultura e do conhecimento. No passado, este papel social esteve associado a instituições como arquivos e bibliotecas. Atualmente, o uso e reuso de insumos informacionais está disseminado de forma ampla, não se limitando somente a essas instituições, tendo adquirido valor econômico excepcional. Assim, o trabalho informacional, objeto da área de conhecimento da Ciência da Informação, é hoje um dos sustentáculos da chamada “sociedade da informação”.
O Departamento de Ciência da Informação (GCI) e as Coordenações de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação e estão subordinados ao Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).
O GCI tem como atribuição a gestão dos docentes e das disciplinas ofertadas aos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação. Essas atribuições envolvem a realização de diversas atividades de cunho acadêmico e administrativo.
O GCI possui uma equipe de docentes, muitos dos quais possuem projetos de pesquisa em andamento, com possibilidade de bolsas, tais como de iniciação científica, monitoria, inovação e extensão. Outros tipos de bolsa também podem ser ofertadas eventualmente, sendo divulgadas pelo Departamento.
O corpo docente do GCI se reúne periodicamente em reuniões plenárias, de eixo temático e outras. Os docentes do GCI também participam de comissões que tratam de diversos assuntos.
O GCI edita a Revista Ensaio Geral, voltada para divulgar trabalhos escritos pelos alunos regularmente matriculados nos seus cursos.
O GCI segue as resoluções, o regimento e o regulamento geral dos cursos de graduação da UFF.
As aulas dos cursos sob responsabilidade do GCI são ministradas principalmente em dois campi: o campus do IACS e o campus do Gragoatá (UFASA), embora eventualmente possa haver aulas em outros campi da UFF, em Niterói. As aulas ocorrem de acordo com o calendário acadêmico da UFF, nas salas de aula que são informadas no início de cada período.
A cada período, as turmas são formadas e colocadas em uma plataforma virtual, denominada Conexão UFF. Esse sistema permite a interação entre os docentes e suas turmas.
Você pode entrar em contato com o GCI por telefone, email ou pessoalmente. O horário de funcionamento é de 8h às 18h.
As coordenações de cursos, por sua vez, têm como atribuição a gestão da vida acadêmica dos alunos. De maneira análoga ao GCI, essas atribuições envolvem a realização de diversas atividades de cunho acadêmico e administrativo.
Os assuntos que não são tratados pelo GCI nem pelas coordenações podem ser encaminhados à direção do IACS.
Antes de se dirigir ao IACS, consulte as questões que são comumente abordadas pelos alunos em nossa FAQ.
Consulte também informações sobre benefícios e serviços para o estudante e para os servidores da UFF, como atendimento de saúde e a carteirinha da UFF, e sobre entidades estudantis de interesse, como os centros acadêmicos (CAs).
Notícias
O novo site do GCI foi reformulado para fornecer mais informações para os alunos e docentes do GCI.
Encontro acadêmico GCI -2021-2
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Escolha de chefe e subchefe do GCI
A nova chefia do GCI é composta pelas professoras Michely Vogel e Suellen Milani
Encontro Acadêmico do GCI
O Encontro Acadêmico do GCI faz parte do calendário semestral do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e, desde 2014, abre as atividades acadêmicas do período letivo. Com o objetivo de apresentar a Universidade Federal Fluminense, o Instituto de Arte e Comunicação Social e, mais especificamente, o Departamento de Ciência da Informação (GCI), o Encontro Acadêmico aborda o contexto universitário a partir de informações estratégicas que auxiliarão a rotina acadêmica dos alunos ingressantes, bem como oferece oportunidades de aprimoramento e reflexões a todos os alunos dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação. Para tanto, a programação foi construída em parceria com os Centros Acadêmicos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação e inclui oficinas, visitas técnicas, relatos de experiência, mesas-redondas, palestras e rodas de conversa.